quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Por Trás Das Lentes: Beto Bocchino



Beto é fotógrafo e produtor de vídeos, com mais de 30 anos de atuação, proprietário da Pangeia Produtora junto com seu filho Lallo Bocchino, onde desenvolvem documentários, institucionais, exposições, relacionados à cultura e a história de Itajaí.



Apenas Cinco Perguntas


1) Você já trabalhava com comerciais em São Paulo, fotografias, quando e como começou essa ideia de produzir documentários voltados para a área cultural e a produção em Itajaí?

Fiz uma pousada em Barra Velha pra criar os filhos, e lá fiquei sabendo de um caminho pré colombiano, o Peabiru. Com tanto apelo turístico cultural e ninguém ligava, logo que vendi a pousada, entramos com esse projeto, demorou muito pra ser aprovado e enquanto isso,  precisávamos sobreviver e acabamos indo por esse caminho.

http://www.youtube.com/watch?v=WAgktrrSAH0

 2) O que o teu trabalho costuma retratar, qual a imagem que você espera passar as pessoas?

Normalmente fazemos documentários históricos, agora que estamos começando com contemporâneos. Falam que quem não conhece o passado, esta fadado a errar de novo. Acredito que seja pra educação mesmo, cultura é pra isso.


 3)  Atualmente muitas pessoas têm equipamentos e se intitulam fotógrafos. Como você analisa essa tendência e a adaptação à vida profissional no mundo digital, e enxerga esse futuro?

  As palavras e símbolos foram criados pra descreverem situações, com a quantidade de imagens e a facilidade que circula hoje no mundo, a tendência será se escrever muito menos. Quanto a qualidade, é difícil julgar, tanto os desenhos egípcios, gregos, romanos contaram a história mesmo sem terem a qualidade dos renascentistas. Agora os metidos, que se acham, sempre terão, isso não tem jeito, faz parte da humanidade rssss

4) Dos teus trabalhos, quais foram bacanas, os mais especiais?

Sem duvida o do Sto Tomé, estar ali com todos os filhos, cada um fazendo sua parte, indo em lugares que fui na década de 70... foi muito emocionante. Muito mais que receber prêmios, viajar Europa, África, etc...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uVEueZpWaiA


5)  Fotógrafos têm muitas histórias pra contar. O que você já teve que encarar de mais esquisito na profissão?


Eita, foram tantas. Mas ser picado por uma cobra em Monza foi a mais estranha, na época não tinha essa infra atual da F1, a equipe de primeiros socorros era a mesma que atendia os pilotos. No fim tudo deu certo, mas achei que ia morrer com a Maria Helena Fittipaldi  gritando que eles não tinham infra nenhuma e que imagine se acontecesse no Brasil, bla bla bla... e não me atendiam e aquilo doía muito... rsss



Copersucar - Emerson Fittipaldi, George Harrison e Stuart  (1979)


Colin e Mario Andretti (F1)


Carro Equipe Copersucar



Degustação

Bandas prediletas: Pink Floyd, Beatles, yes...

Um disco que não pode faltar: ?

Livro que curtiu ler: tantos, mas o mais acho que foi Don Quixote, tem todas as condições humanas ali

Restaurante ou bar que indica, em SC ou em qualquer lugar: o melhor sem duvida é o Raimundos, o tempo que ele trabalhou no C'doro de Sampa, deu uma grande bagagem.

Local merecedor de visitação: a luz do por do sol na beira rio, com os barquinhos é muito bacana

Pessoa inspiradora: tantas, principalmente as que me fizeram rir

Uma frase: Eu não degusto, me empapuço rsss



Nenhum comentário: